Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

[...] O aluno de Gestão é um aluno que se envolve na universidade. A pesquisa também proporciona uma formação mais ampla. Para mim, estar no Observatório RH – UFRN desde o primeiro ano de faculdade é enriquecedor. Estudantes da Graduação

Entrevista

Nathanny Ferreira Moutinho e Ingrid Beatriz da Silva | Alunas do Curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde

Nathanny Ferreira Moutinho é aluna do Curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está no quinto período, é bolsista de Iniciação Científica, membro do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva, pertence a coordenadoria de finanças e ao concluir o curso pretende atuar na área. Ingrid Beatriz da Silva, também é aluna do curso, sobre o qual tomou conhecimento na Mostra das Profissões, “queria fazer alguma coisa na área de saúde e não sabia o que, em 2012, fui assistir a mostra e decidi prestar o vestibular, sou extremamente apaixonada pelo curso”. Ingrid também é aluna do quinto período do curso e bolsista de Iniciação Científica do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH - UFRN), membro do centro acadêmico e integra a coordenadoria de formação política. Nathanny e Ingrid participaram da comissão organizadora do curso para a Mostra de Profissões UFRN 2015. Nesta entrevista, as alunas vão relatar esta experiência e apresentar um pouco do Curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. A entrevista foi concedida ao jornalista Gustavo Sobral, membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH - UFRN), em maio de 2015.

Observatório RH: Qual a proposta da Mostra das Profissões da UFRN? Estudantes da Graduação: A Mostra de Profissões tem o intuito de apresentar os cursos que a universidade oferece para que os alunos possam conhecer e assim optar por um deles.

Observatório RH: Quem organiza a mostra? Estudantes da Graduação: Cada curso forma uma comissão organizadora que fica responsável pela elaboração da programação, dinâmicas e divulgação. Participaram desta comissão a coordenação do curso, servidores, membros do centro acadêmico, estudantes e egressos.

Observatório RH: Como foi a preparação para o evento? Estudantes da Graduação: A partir das orientações da Pró-Reitoria de Graduação, a coordenadora do curso, professora Janete Castro, reuniu um grupo de alunos, coordenados por uma Sanitarista, Tatiana Mendes, e começamos a pensar numa metodologia para apresentar o curso. Ingrid Beatriz da Silva: Realizamos reuniões periódicas e dividimos o trabalho em duas frentes: a divulgação da mostra e a apresentação. Fomos a três escolas convidar os alunos a participar, o Instituto Padre Miguelinho, o CDF Colégio e Curso e o Intelectual Colégio e Curso. Divulgamos o evento e o Curso de Gestão em Saúde. Assim alcançamos uma média de duzentos alunos. Preparamos também uma ação para os dias da Mostra, chamando os alunos para participar.

Observatório RH: Qual a dinâmica aplicada? Estudantes da Graduação: Dividimos a apresentação entre um aluno e um egresso, assim ofertaríamos uma opinião de um aluno que está cursando e traríamos a visão de um aluno que já se formou, sua visão do mercado de trabalho e um relato da sua atuação profissional após a formação.

Observatório RH: Como foi estruturada a apresentação? Estudantes da Graduação: Primeiro, formamos grupos com os participantes e pedimos que eles explicassem o que entendiam por saúde, então explicamos que o conceito de saúde é amplo. Segundo a Oitava Conferência Nacional de Saúde (1986), saúde não é só ausência de doenças, mas envolve fatores como alimentação, transporte, meio ambiente, emprego, educação, entre outros, e partimos para uma discussão de ampliação deste conceito. Nathanny Ferreira Moutinho: Perguntamos, como o transporte e a educação vão influenciar na saúde? Se compreendemos que saúde é um conceito amplo, qual o profissional que pode promover a saúde? E respondemos: o Gestor em Sistemas e Serviços de Saúde. Ao final elaboramos uma dinâmica com os participantes, um jogo de perguntas e respostas, sobre o que havia sido exposto e distribuímos brindes. Todos os dias um professor participou do encontro.

Observatório RH: Houve alguma explanação sobre a história do curso, a carga horária, disciplinas? Estudantes da Graduação: Também apresentamos a história do curso. A necessidade de profissionalização da gestão na saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), gerou um contexto favorável para a UFRN criar o curso em 2009. A princípio oferecia 40 vagas anuais, uma turma por ano no primeiro semestre, e se tornou 50 vagas. Também ressaltamos que, embora o curso funcione no período noturno, o estágio é diurno. A carga horária é 3.120 horas, distribuídas em oito semestres, os dois últimos de estágio obrigatório, são 720h, que contempla o nível municipal, estadual e federal, tanto nos serviços de saúde quanto nos sistemas. Os estágio são realizados nos serviços (hospitais, unidades básicas de saúde) e nos níveis centrais de gestão (secretaria municipal e estadual de saúde). Ingrid Beatriz da Silva: O curso funciona no Departamento de Saúde Coletiva, é noturno e o título obtido é de bacharel. Na grade há disciplinas contextuais como saúde, cultura e sociedade, epidemiologia e sistemas de informação em saúde. Já no terceiro e quarto período estudamos avaliação em saúde, atenção em saúde, vigilância em saúde e planejamento; nos quinto e sexto, teoria geral das organizações, modelos de gestão, gestão de sistemas, gestão de serviços e gestão de recursos humanos e no último ano os estágios.

Observatório RH: Foi informado aos alunos quais as áreas e o campos de atuação do gestor? Estudantes da Graduação: O curso se estrutura em três pilares temáticos, sendo eles a Epidemiologia, as Ciências Humanas e Sociais em Saúde e Planejamento, Avaliação e Gestão. Este é o campo de atuação. Os bacharéis podem atuar em qualquer uma destas áreas. Ingrid Beatriz da Silva: O gestor pode atuar da atenção básica até os níveis centrais de gestão. A Atenção Básica tem como um campo de atuação as unidades básicas de saúde; a Média Complexidade é composta pelas policlínicas e unidades de pronto atendimento (UPAS) e as de Alta Complexidade são os hospitais. Há também os níveis centrais de gestão, as secretarias municipais e estaduais de saúde e Ministério da Saúde. O gestor pode atuar dentro destes campos desenvolvendo atividades dentro dos três pilares citados.

Observatório RH: E quais as habilidades e competências profissionais necessárias demandadas ao gestor que foram elencadas? Estudantes da Graduação: Informamos que o gestor deve ser capaz de planejar ações e promoções de saúde; prevenção de doenças, formular políticas públicas de saúde e avaliar posteriormente a aplicação destas políticas. O gestor também é preparado para gerir sistemas e gerências de serviços de saúde, entre outras competências.

Observatório RH: E que outras opções de atividade de pesquisa e aprendizado o curso oferece? Estudantes da Graduação: O apoio técnico, a extensão e a pesquisa. O apoio técnico é voltado para os alunos de menor poder aquisitivo que podem trabalhar no setor administrativo no Campus e nos hospitais universitários. A extensão e a pesquisa é a iniciação científica. A extensão e a pesquisa são desenvolvidas nas variadas áreas da saúde: Recursos Humanos em Saúde, Segurança do Paciente, Saúde Mental, Envelhecimento Humano, Epidemiologia, entre tantas outras.

Observatório RH: Como avaliam o resultado da mostra? Estudantes da Graduação: Foi muito produtivo e rico conseguimos executar tudo o que estava planejado em tempo hábil, em 50 minutos de explanação que era o tempo que tínhamos disponível. Houve a presença de um número considerável de participantes. Todo o trabalho de divulgação previa trouxe resultados, havia gente interessada e participativa que estava ali para conhecer o curso. Durante os três dias somamos entre 60 a 70 participantes.

Observatório RH: E qual a opinião de vocês sobre o curso, como alunas? Estudantes da Graduação: A carga horária não sobrecarrega e permite a participação em atividades de pesquisa. O aluno começa a escrever trabalhos científicos, aprende a ser pesquisador e a como se inserir no mundo científico. Ingrid Beatriz da Silva: O curso proporciona infinitas possibilidades de conhecimento e vivencia. O aluno de Gestão é um aluno que se envolve na universidade. A pesquisa também proporciona uma formação mais ampla. Para mim, estar no Observatório RH – UFRN desde o primeiro ano de faculdade é enriquecedor.