Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

16 de March de 2015

UFRN promove curso de formação para a tutoria do CGTES


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu, entre os dias 03 e 06 de março, no campus da UFRN, o curso de formação para a tutoria do curso, modalidade educação a distância (EAD), de especialização e de aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES). O encontro é para formação dos tutores que vão atuar no CGTES da região Norte do Brasil. O curso foi ministrado pelas professoras do NESC/UFRN, Janete de Lima Castro, Rosana Lúcia Alves Vilar e Maria Aparecida Dias.

CGTES Região Norte

O curso atingirá mais de 400 gestores da região Norte que estão trabalhando na área de Recursos Humanos no SUS. A partir do dia 01 de abril começará as aberturas nas capitais da região Norte. O primeiro estado é Amapá (no dia 01/04), depois Tocantins (dia 10/04), Amazonas (14/04), Pará (17/04), Acre (23/04) e Rondônia (data a definir).

Realizado na modalidade educação a distância – EAD, o curso de especialização compreende uma carga horária de 384 horas, distribuída em quatro unidades: I Serviço de saúde, cidadania e trabalho; II Gestão do trabalho em Saúde; III Gestão da educação na saúde; IV Metodologia da pesquisa; já o curso de aperfeiçoamento tem carga horária de 304 horas distribuídas em três unidades: II Gestão do trabalho em Saúde; III Gestão da educação na saúde.

Destinado a gestores em recursos humanos na Saúde, membros de mesa de negociação permanente do SUS, secretários e gerentes regionais de saúde, integrantes de equipes gestoras responsáveis pela formulação e execução de políticas na área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O objetivo do curso é apoiar as equipes gestoras da política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Recursos Humanos, para um melhor desempenho das suas responsabilidades, oportunizando a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos e o fortalecimento de iniciativas estruturantes no processo de trabalho desenvolvido.

O curso é uma parceria da UFRN e o Ministério da Saúde para capacitação profissional dos gestores com o objetivo de qualificar os processos de gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do setor público de saúde.