05 de November de 2016

Pesquisadores do Observatório RH UFRN apresentam resultado parcial da pesquisa “Novas profissões e ocupações em saúde frente às necessidades dos serviços de saúde no Brasil

Natal/RN. Desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade de Brasília, a pesquisa “Novas profissões e ocupações em saúde frente às necessidades dos serviços de saúde no Brasil” apresenta os resultados parciais.

Orientados pela professora Janete Lima de Castro, docente do Departamento de Saúde Coletiva (UFRN) e coordenadora do Observatório RH–UFRN, e realizada pelos pesquisadores do Observatório, Ana Elisa Vilar de Araújo, Samara da Silva Ribeiro e Regina Helena Rocha da Cruz, a pesquisa buscou identificar as ocupações/profissões em saúde, nos três níveis de formação, que estão em processo de regulamentação no Brasil e que possuem perfil na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Os pesquisadores apontaram que “houve um equilíbrio numérico entre as solicitações nas graduações e especializações, com disparidade apenas em relação às ocupações de nível médio e igualdade numérica também entre os códigos profissionais já reconhecidos. Nota-se que apesar de algumas ocupações/profissões em saúde já possuírem perfil na CBO, elas ainda solicitam regulamentação profissional”.