Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

02 de November de 2016

Novas ocupações em saúde e suas relações com as políticas e programas do Ministério da Saúde é tema de pesquisa do Observatório RH-UFRN

Natal/RN. Durante as atividades da CIENTEC/UFRN 2016, os professores Departamento de Saúde Coletiva (UFRN) Janete Lima de Castro e Dyego Leandro Bezerra de Souza e a mestranda do PPGSCol/UFRN e estagiária de pesquisa do Observatório de Recursos Humanos/UFRN, Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes, apresentaram trabalho sobre as novas ocupações em saúde.

O trabalho busca analisar, segundo os pesquisadores, de que forma as novas profissões/ocupações surgidas no século XXI na área da saúde, e que estão com processo de regulamentação tramitando no Congresso Nacional, estão respaldadas pelas políticas e programas do Ministério da Saúde.

A pesquisa apontou que “36 projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional, 25 com respaldados pelas políticas e programas do Ministério da Saúde, sendo que em 13 projetos as profissões/ocupações são mencionadas diretamente e em 12 projetos se relacionam indiretamente”.