04 de November de 2016

Pesquisadores do Observatório RH UFRN apresentam panorama sobre a formação para as novas profissões e ocupações em saúde

Natal/RN. Orientados pela professora Janete Lima de Castro, docente do Departamento de Saúde Coletiva (UFRN) e coordenadora do Observatório RH–UFRN, os pesquisadores do Observatório Anna Beatriz Domingos de Souza, Maria Clara Pinheiro de Lima e Josenildo Borges Ferreira apresentaram um panorama sobre a formação para as novas profissões e ocupações em saúde durante a CIENTEC/UFRN 2016.

O trabalho é resultante dos dados parciais obtidos pela pesquisa “Novas profissões e ocupações em saúde frente às necessidades dos serviços de saúde no Brasil”, desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria como Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade de Brasília.

A partir de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, a pesquisa identificou treze cursos de nível superior em todo o país; quatro deles, extintos.  “Os nove cursos existentes são ofertados em sua maioria em instituições privadas de ensino (96%). A região do Brasil que obtém o maior número desses cursos é a Sudeste, oferecendo 35% dessas novas formações”, apontam os pesquisadores.