02 de August de 2017

Chamada Pública para artigos sobre Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil

Prezados parceiros da UNA-SUS,

A OPAS/OMS Brasil e o Ministério da Saúde, em parceria com a revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação, convidam pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, a participar do Suplemento Temático da revista Interface sobre "Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil”.

Acreditamos que todas as instituições parceiras da Rede podem contribuir com a revista, em especial no eixo VII! Não podemos perder esta oportunidade de divulgar nossas experiências!

A publicação do suplemento tem como objetivo incentivar a produção técnico-científica e a análise dos processos relacionados à formação em saúde que emergiram a partir do Programa Mais Médicos, abordando a trajetória e o legado da política de educação em saúde desenvolvida. Com isso, também visa a análise e o debate sobre políticas recentes de formação na reorientação da educação médica.

Os artigos podem ser submetidos, tratando desta temática, dentro dos seguintes eixos:

I – Democratização do acesso ao ensino médico;

II – Gênese da Política Nacional de Expansão das escolas médicas;

III – O impacto do Programa Mais Médicos e das Diretrizes Curriculares de 2014 no projeto pedagógico das escolas médicas;

IV – Provimento, fixação E desenvolvimento docente nas escolas médicas no Brasil;

V – Relações institucionais entre as novas escolas médicas e aquelas existentes;

VI – Experiências da implantação e desenvolvimento das escolas médicas criadas a partir do Programa Mais Médicos;

VII – Implementação das ações do eixo formação do Programa Mais Médicos (graduação, residência, módulos de acolhimento e avaliação, supervisão/tutoria acadêmica, especialização e módulos educacionais);

VIII – Residências Médicas: o redirecionamento da formação médica e a (re)emergência da Medicina de Família e Comunidade.

As seções a serem cobertas pelo suplemento temático são:

Artigos: textos ensaísticos, analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo (de natureza qualitativa), referentes à temática do fascículo (até seis mil palavras);

Espaço Aberto (Relato de experiência): textos que descrevam e analisem criticamente experiência relevante para o escopo do suplemento, à luz da literatura nacional e internacional, sempre que couber (até cinco mil palavras).

Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro pelo endereço: https://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo.

Cabe destacar que, no ato da submissão, é importante informar na carta aos editores que se trata de manuscrito dirigido ao suplemento "Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil."

Os manuscritos submetidos serão avaliados em duas etapas, seguindo as normas da revista Interface, conforme descrito em “Avaliação de manuscritos e publicação dos originais aprovados” no endereço: http://interface.org.br/submissao/

Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)