05 de October de 2017

Observatório de Recursos Humanos da UFRN presente na II Semana de Saúde Coletiva

Em sua segunda edição, a Semana de Saúde Coletiva ocorreu nos dias 20 a 22 de setembro na UFRN, com coordenação do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e GT de Egressos de Saúde Coletiva da UFRN. Na programação do dia 22 de setembro, a programação científica teve 04 trabalhos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Observatório RH-UFRN apresentados.

A estagiária de pesquisa Juliana Marques apresentou resultados parciais da pesquisa “Plano de Cargos, Carreiras e Salários: implicações de sua implantação para as instituições de saúde”, em seu trabalho intitulado “O Plano de cargos, Carreiras e Salários e sua implicação na fixação do servidor” destacando a importância da aplicação dessa ferramenta por parte dos gestores para melhoria da qualidade do serviço prestado à população.

A estagiária de pesquisa, mestranda em Saúde Coletiva Nathalia Oliveira e o mestrando em Ciências da Saúde Rafael Lima apresentaram recortes da pesquisa “Caracterização do perfil dos gerentes das unidades básicas de saúde de Natal”. Nathalia, com o trabalho intitulado “Unidade Básica de Saúde: Um estudo do perfil dos gerentes da cidade do Natal – Rio Grande do Norte”, trazendo como um de seus resultados que nem todos os gestores das Unidades Básicas de Saúde possuem ensino superior completo e nenhum possui pós-graduação Stricto Sensu, destacando assim a importância de incentivos para formação dos mesmos. Rafael Lima apresentou o trabalho com o título “O gerenciamento de unidades básicas de saúde e os seus principais desafios”, destacando que as dificuldades encontradas no cotidiano das unidades básicas situam-se sobre a área da gestão do trabalho.

Samara Ribeiro apresentou seu relato de experiência intitulado “Observatório de Recursos Humanos-UFRN: Relato de experiência de uma estudante de graduação”. O trabalho destacou sua experiência e atuação como estagiária do Observatório de Recursos Humanos da UFRN, destacando sua centralidade para seu amadurecimento profissional.

Os trabalhos apresentados tiveram a contribuição dos demais integrantes do Observatório de Recursos Humanos, todos com orientação da professora Dr.ª Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos da UFRN.