20 de October de 2017

No período de 12 a 14 de outubro aconteceu em Natal-RN, o 3º Encontro Nordestino e 1º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS). O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde e RedePics Nacional,  através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais especificamente pela Escola de Saúde e o Departamento de Saúde Coletiva/Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – LAPICS.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm contribuído para aumentar a resolubilidade da rede de atenção à saúde no SUS, com o uso de técnicas simples, de baixo custo, naturais, sustentáveis e comprovadamente eficazes e que produzem impacto na redução das doenças. As práticas já formalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) são a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa.

Participaram do  1ºCONGREPICS , pesquisadores, professores, estudantes, usuários e lideranças de comunidades tradicionais, perfazendo um total de 1.419 inscritos com representação de todos os estados brasileiros,  foram oferecidos 40 Mini-cursos e Oficinas com  mais de 509 trabalhos científicos inscritos no evento.  Um evento que uniu ciência, espiritualidade, cultura e arte, marcado pela inovação e emoção. A sua programação já se iniciava às 7:00hs  com "Vivencias PICS de Harmonização para o Amanhecer" conduzidas nos espaços do Hotel e na Beira da Praia de ponta Negra. Durante o dia ocorriam "Mandalas Temáticas", "Painéis Integrativos" e  "Grandes Debates Integrativos", tendo nos espaços dos intervalos "Danças Circulares" e a Tenda do Conto (Lindas histórias de vida no contexto das PICS  foram contadas pelos participantes). Foram ricos momentos integrativos vividos pelos participantes. No inicio de cada atividade programática os congressistas eram surpreendidos com. os QGIs  (Quebra Gelo Integrativos) que alegravam a todos e elevava a vibração energética coletiva. A programação final do evento não poderia ser diferente, uma linda Oferenda das professoras estudantes da Organização Tara Dhatu Sul América, participantes do Congrepics, que dançaram lindamente no palco  e depois desceram envolvendo todos os participantes em um fechamento coletivo que uniu dança circular e meditação através da dança do Mantra OM HA HUM (mantra da Paz)... A vivencia se estendeu com muita alegria,  sob a condução dos membros dos QGIs, tendo, ao final, todos os participantes deixado o Hotel em um linda corrente integrativa, puxada pelo grupo das práticas indígenas, dançando sob a condução de ritos indígenas até a praia.... algo indescritível!