01 de November de 2017

Pesquisas do Observatório de Recursos Humanos em Saúde são divulgadas na CIENTEC.

Como desenvolvida nos demais anos a 23ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CIENTEC, ocorreu nos dias 25 a 27 de outubro de 2017, expondo as atividades científicas e culturais da Universidade.  Na programação científica do evento, oito trabalhados do Observatório de Recursos Humanos em Saúde foram apresentados por sua equipe. Os temas dos trabalhos apresentados que permearam a área da Gestão do Trabalho foram: “Os motivos de afastamento dos trabalhadores da saúde em Mato Grosso do Sul”, tendo como autora responsável Emanuelle Nascimento; “Condições de trabalho no Estado do Mato Grosso: na percepção dos trabalhadores da saúde” tendo como autora responsável Dinorah França; “O absenteísmo entre os trabalhadores do Sistema Único de Saúde brasileiro: uma revisão sistemática” tendo como autora responsável Bárbara Alcântara; “Relação entre saúde do trabalhador, condições de trabalho, e absenteísmo na região norte do país”, tendo como autora Samara Ribeiro e “Implicações da Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários na motivação dos profissionais da saúde” tendo como autora responsável, Maria Clara.

Na área de Gestão da Educação na Saúde, Rafael Lima apresentou o trabalho sobre “Níveis de formação e distribuição dos cursos para gestores de serviços de saúde no Brasil”. O trabalho “Propostas de intervenção na saúde no Distrito Federal: fortalecendo a educação na saúde”, foi apresentado por Emanuelle Nascimento e “Intervenções no campo da educação na saúde da região norte do Brasil”, foi apresentado pro Samara Ribeiro.

Os trabalhos apresentados são recortes de pesquisas em desenvolvimento pelo Observatório de Recursos Humanos. Suas publicações finais poderão ser encontradas no site do Observatório.