07 de August de 2015

Professores e alunos da UFRN participam 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Goiás. Durante as atividades do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que aconteceu na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, entre os dias 29 e 31 de julho de 2015, professores e alunos do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentaram resultados das diversas pesquisas desenvolvidas.

Os graduandos Thais Paulo Teixeira Costa, Renata Fonsêca Sousa de Oliveira e Matheus Rodrigues Rangel, orientandos da professora Janete de Lima Castro, do Departamento de Saúde Coletiva e coordenadora do Observatório RH UFRN, com apresentação de Thais Paulo, trataram do tema “A incorporação dos graduandos em Saúde Coletiva no mercado de trabalho”.

As alunas Soraia Costa da Silva, Cintya Larissa Leite Dantas e Ingrid Beatriz da Silva, também orientandas da professora Janete Casto, e apresentação de Soraia Costa, expuseram o trabalho com o título “Vivendo, aprendendo, fazendo”.

Também sob a orientação da professora Janete Castro, os alunos Nathalia Hanany Silva de Oliveira e Andriério Lopes Pereira Sobrinho se detiveram à Mesa de Negociação do Trabalho, observando o papel dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN. O trabalho foi apresentado por Nathalia Hanany.

Outros trabalhos orientados pela professora Janete Castro obtiveram destaque. As alunas Thais Paulo Teixeira Costa e Soraia Costa da Silva, com apresentação oral da primeira, trataram da Educação a Distância no processo de formação de gestores do SUS; enquanto a experiência do GT da Graduação em Saúde Coletiva da UFRN foi tema da exposição de Matheus Rangel em trabalho em coautoria com os graduandos Thais Paulo Teixeira Costa, Victor Hugo de França e Rafael Rodolfo Tomaz de Lima.

A graduanda Ingrid Beatriz da Silva, sob orientação dos professores Dyego Leandro Dantas de Souza e Janete Lima de Castro, tratou da prática da Avaliação de Desempenho nas secretarias municipais de saúde.