19 de August de 2015

Alunos do curso de Saúde Coletiva da UFRN apresentam relato de pesquisa sobre a concepção dos gestores da SMS de Natal no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

“A Mesa de Negociação do Trabalho: Concepção dos Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Natal” foi tema do trabalho em Educação em Saúde apresentado pelos alunos do curso de Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Nathalia Hanany Silva de Oliveira e Andriério Lopes Pereira Sobrinho, orientados pela professora Janete Lima de Castro, durante as atividades do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que aconteceu na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, entre os dias 29 e 31 de julho de 2015.
Os alunos traçaram o trabalho em torno do contexto da reinstalação da Mesa de Negociação Permanente do SUS em Natal, Rio Grande do Norte, observando os desafios, as possibilidades e a concepção dos atuais gestores da saúde de Natal/RN.  Foi proposto um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso.
A população da pesquisa foi constituída pelos gestores participantes da Mesa de Negociação da SMS/Natal que ainda estão na instituição e participaram da Mesa anterior, na gestão da SMS/2002 à 2008.
Os alunos concluíram que os entrevistados compreendem a Mesa de Negociação como um espaço de abertura visando possibilitar o diálogo e buscar resolução de conflitos em relação às demandas trabalhistas entre gestores e trabalhadores.