19 de August de 2015

Relato de Experiência em Saúde Coletiva “Vivenciando, aprendendo e fazendo” é tema de trabalho apresentado por alunos do curso de Saúde Coletiva da UFRN no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Agosto de 2014 a março de 2015, este foi o recorte temporal da pesquisa cujo objetivo foi relatar a vivência dos estagiários no Observatório de Recursos Humanos da UFRN, grupo de pesquisa e de capacitação em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O trabalho foi proposto pelas alunas do curso de Saúde Coletiva, Soraia Costa da Silva, Cintya Larissa Leite Dantas e Ingrid Beatriz da Silva, durante as atividades do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que aconteceu na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, entre os dias 29 e 31 de julho de 2015.

Para a construção do trabalho, as alunas coletaram relatos de experiência dos alunos do curso que participam do Observatório RH-UFRN e constaram que a participação dos estudantes de graduação nos eventos e pesquisas do Observatório RH-UFRN torna-se importante para aproxima-los da pesquisa acadêmica na área. “A cooperação enriquece a formação do graduando e o desperta novos interesses”, afirmaram.

E assim concluíram que participação em grupos de pesquisa e de extensão é de fundamental importância para a formação dos futuros sanitaristas, pois além de propiciar interação com novos conhecimentos, permite uma aproximação com diferentes atores que compõem a gestão do Sistema Único de Saúde.