Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

08 de June de 2015

OMS e OPAS recepcionam encontro da Rede ObservaRH para apresentação da PlataformaRH

Brasilia/DF, segunda-feira, 08 de junho. Na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a equipe da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS/UFRN), comandada pelo professor Ricardo Valentim, apresentou a PlataformaRH do Ministério da Saúde para os representantes dos Observatórios em Recursos Humanos brasileiros e representantes da OPAS. A Plataforma foi desenvolvida para o Ministério da Saúde pela equipe do SEDIS/UFRN.

O consultor Félix Rígoli da OPAS abriu o encontro e coordenou as atividades. Rígoli enfatizou a necessidade de concentrar os trabalhos na PlataformaRH, convidando a todos a acessar e utilizar o sistema para colaborar com o seu aperfeiçoamento. Durante o encontro, Rodrigo Dantas, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS) ficou responsável pela explicação técnica e apresentação da PlataformaRH.

O professor Ricardo Valentim destacou o propósito da PlataformaRH que conta com um conjunto de indicadores profissionais, informações de posto de trabalho e residências medicas, entre outras, reunindo uma base de dados essencial para a aplicação de políticas públicas em saúde no Brasil. Não só ser uma fonte de informações estatísticas, mas também de reunir a Rede de Observatórios dos Recursos Humanos no Brasil.

A professora Janete Castro, do Observatório RH UFRN, destacou a importância da construção deste espaço como uma demanda dos Observatórios por um ambiente necessário de encontro para a Rede Observa RH, uma ferramenta importante que com a contribuição dos pesquisadores dos Observatórios tende a se aperfeiçoar.