Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

31 de October de 2019

Observatório de Recursos Humanos da UFRN lança o livro sobre os desafios da Gestão do Trabalho nas Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil

O livro “Os desafios da Gestão do Trabalho nas Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil” fruto da pesquisa “Análise das políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS” foi lançado na 11ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde – Conass,  em 2019.

A publicação do livro com os primeiros resultados da citada pesquisa faz parte do leque de atividades acordadas entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por ocasião da assinatura do Termo de Execução Descentralizada referente ao projeto  integra o “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde”. A realização da pesquisa contou com as parcerias privilegiadas do Conass e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e teve origem a partir de uma demanda do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS) do Ministério da Saúde.

Os resultados da pesquisa que teve como foco de estudo os setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde estão assim apresentados no livro: Perfil do Gestor do Trabalho; Caracterização dos Setores de Gestão do Trabalho; Identificação e Caracterização das Atividades Desenvolvidas pelo Setor de Gestão do Trabalho; Dificuldades Enfrentadas nos Últimos Cinco Anos.  Espera-se que este diagnóstico contribua para a reflexão e fortalecimento da gestão do trabalho nas secretarias estaduais de saúde.

Na mesa da cerimônia do lançamento estiveram presentes: Janete Lima de Castro coordenadora do Observatório de Recursos Humanos da UFRN, Monica Padilla coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Alberto Beltrame Presidente do Conass, Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos diretor do DEGTS/SGTES/Ministério da Saúde e Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, assessor técnico do Conass.

É possível ter acesso ao livro, de maneira gratuita, acessando o site do Observatório  de Recursos Humanos no sítio <http://observatoriorh.ufrn.br/> e clicando na aba biblioteca e, em seguida, livros. Outra opção é acessar o site do Conass no sitio < https://www.conass.org.br/>.