Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

14 de November de 2019

Projeto de Intervenção oriundo do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é implementado no município Santa Luzia – MG

Em Santa Luzia/MG, um projeto oriundo do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde vem sendo implementado por Ludmila Mara Evangelista, ex-aluna deste curso.

Realizado nas cinco regiões do País, em parceria com o Departamento de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, o curso foi coordenado pelo Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A última etapa aconteceu nas regiões sul e sudeste, no período de julho de 2018 a junho de 2019. Ludmila, agora especialista, foi aluna de uma das cinco turmas do estado de Minas Gerais, tendo como tutora, a M.e Thais Paulo Teixeira Costa.

O Projeto de Intervenção desenvolvido por Ludmila, para conclusão do curso, teve como objetivo qualificar os gerentes das unidades básicas de saúde do seu município. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a proposta vem sendo colocada em prática pela equipe da coordenadoria da Atenção Básica, com uma boa avaliação por parte dos gerentes e, também, pela gestão do município.

Em relato sobre sua experiência no curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ludmila, declara que:

Tem sido uma experiência múltipla. Do ponto de vista profissional, a aplicação do projeto de intervenção tem proporcionado uma mudança muito legal na coordenadoria que atuo e a aplicabilidade desse projeto é de interesse de toda a coordenadoria. Em relação ao público alvo são muitos os desafios que envolvem a prática da educação permanente em saúde, mas é visível o envolvimento da grande maioria dos gerentes.
A Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde apontou um caminho mais seguro para elaboração e desenvolvimento de projetos voltados para qualificação e capacitação do trabalhador do serviço de saúde, com vistas à ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços do SUS. Grata pela oportunidade de me especializar, pelo incentivo e direcionamento para propor uma intervenção relevante e ainda mais pelo privilégio de poder executar um projeto no meu setor de trabalho.