Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

20 de January de 2021

Investigação de causas de absenteísmo entre trabalhadores do SUS é tema de artigo publicado na Revista Ciência Plural, da UFRN

O artigo "Absenteísmo Entre Trabalhadores Do Sistema Único De Saúde: Uma Revisão Sistemática” escrito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e do Observatório de Recursos Humanos da UFRN, encontra-se disponível para download no site da Revista Plural e na biblioteca virtual do Observatório de Recursos Humanos.  O períodico desta publicação encontra-se no volume 7 numério 01 de 2021.

 O objetivo do artigo é "Conhecer a prevalência do absenteísmo entre os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, assim como os profissionais mais acometidos, a causa mais prevalente e o tempo médio de afastamento". O trabalho, escrito por parte dos pesquisadores do Observatório de Recursos Humanos da UFRN, com estudos na área - Dr.ª Janete Lima de Castro, Dr.º Dyego Leandro Bezerra de Souza e o doutorando Rafael Rodolfo Tomaz de Lima, identificam as profissões com maior frequência de estudos investigativos, além do tempo médio de afastamento do trabalho e seus impactos ao Sistema Único de Saúde. Destaca-se que o artigo também aponta a necessidade de maiores estudos na área, considerando a lacuna identificada na investigação sobre as demais categorias profissionais. 

Sobre os impactos causados pelo absenteímo, os autores reforçam a necessidade de maior atenção por parte de pesquisadores e gestores, considerando este "um importante instrumento para a gestão do trabalho em saúde". 

É possível ter acesso a outros estudos sobre a área da saúde do trabalhador na biblioteca do curso ou nos relatórios de pesquisa disponíveis neste sítio.