20 de November de 2014

UFRN na XIX Reunião Nacional da Rede UNA-SUS

A Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, realizou entre os dias 17 e 18 de novembro de 2014, a XIX Reunião Nacional da Rede de Universidades, na cidade de Fortaleza/CE. Primeiro encontro realizado entre as universidades já integrantes do Sistema UNA-SUS e as vinte novas instituições de ensino superior que aderiram ao Sistema.

Segundo a professora Janete Castro, coordenadora do ObservatórioRH/UFRN e coordenadora da UNA-SUS/UFRN, o Sistema Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

A Rede da Universidade Aberta do SUS é constituída por instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação. Uma dessas instituições é a UFRN que assumiu o compromisso de ampliar a dimensão dos cursos oferecidos para o SUS, tanto no âmbito da clínica quanto no âmbito da gestão.

O êxito do sistema UNA-SUS, aponta Janete Castro, se confirma não apenas no recorde de 136 mil matrículas realizadas, mas também por constituir a maior rede de recursos educacionais da América do Sul.